Resenha: Em chamas - Suzanne Collins

30 setembro 2012

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Páginas: 413
Título original: Catching fire
Editora: Rocco
Gênero: Ficção
Nota: 11111 

( Contêm spoilers do  1° livro da trilogia)


"As fagulhas se acendem, as chamar se espalham... E a capital quer vingança."

Depois da 74° edição dos jogos vorazes, as regras quebradas e as amoras vamos conhecer "Em chamas" onde a capital não está nada satisfeita com o desfecho da história do casal desafortunado do distrito 12 que no final de jogos vorazes não foram tao desafortunados assim, pelo menos não aos olhos da capital. Que agora quer vingança, pretendendo transformar a vida de Katniss e Peeta num inferno. Já que com as atitudes de Katniss tanto na arena quanto na turnê os distritos estão se voltando contra a capital, planejando levantes e rebeliões. E para mostrar à todos que nem os mais fortes são tão fortes assim é chegada a hora da 75° edição dos jogos vorazes.

Depois de vermos o romance do triângulo amaroso e a vida deles depois da arena temos que nos deparar com o "massacre" que é 75° edição dos jogos, isso porque a cada 25 anos ocorre esse massacre, e para o tão esperado evento a capital sempre reserva surpresas para essas edições. E para a revolta dos distritos (e dos leitores também) a surpresinha da capital será Katniss e Peeta voltarem para a arena, assim como outros vencedores anteriores de outros distritos. Mas agora nenhuma regra poderá ser quebrada. Só um tributo vencerá. E enquanto há um ano Kat pensava em matar peeta, hoje ela só quer dar a vida por ele, salvá-lo e mandá-lo de volta para casa, mesmo isso significando sua morte.


"Agora tudo se inverteu. Estou determinada a mantê-lo vivo, ciente de que o preço será a minha própria vida, mas a parte de mim que não é tão corajosa quanto eu gostaria que fosse está contente por ser Peeta, e não Haymitch, quem está ao meu lado. Nossas mãos acham umas às outras sem maiores discussões. É claro que vamos entrar nisso como um único ser." 


Vamos acompanhar mais uma vez Katnip e Peeta na arena, suas lutas para manterem o outro vivo e as surpresas intermináveis da capital (isso tudo com o coração a flor da pele). Se no primeiro livro da trilogia eu me revoltava com a capital, nesse segundo livro não tenho palavras para descrever como me sentia, mas também não posso deixar de citar o quanto ela me enoja. 

No começo do livro eu não me animei tanto, por que a katniss tava muitoo chata! E por que eu não aceitava o que ela fazia com Peeta e Gale, mas é muito triste ver todo sofrimento de novo de ter que se separar da sua familia e enfrentar a arena. Mas se falando de jogos vorazes e em chamas eu não podia deixar de me surpreender né? Então pra quem ainda não leu eu super recomendo! Mesmo eu não tendo coragem ainda de ler "a esperança" (primeiro por que ainda não estou preparada pra me despedir dos personagens, e segundo que ainda estou um pouco deprê com em chamas rs) Mas, a trilogia não deixa de ser recomendada!


"Planejo, isto sim, dizer uma ou outra coisa a ele depois da colheira, quando tivermos a permissão para uma hora de despedidas. Contar para Gale o quanto ele tem sido essencial para mim durante todos esses anos. O quanto a minha vida tem sido a melhor por conviver com ele. Por amá-lo, mesmo que seja apenas na maneira ilimitada que me é permitida.".

"Katniss, a garota em chamas, deixou para trás suas chamas bruxuleantes, os mantos cheios de joias e as suaves túnicas à luz de velas. Ela agora está tão mortífera quanto o próprio fogo." 

"Se você morrer, e eu continuar vivo, acaba a vida para mim no Distrito 12. Você é toda minha vida. Eu nunca seria feliz."

"Eu desisto, paro de falar, e de responder, recuso comida e água. Eles podem enfiar o que quer que desejem em meu braço, mas é necessário muito mais do que isso para manter uma pessoa viva, uma vez que ela perdeu a vontade de viver.

(Leia a resenha de Jogos vorazes)



4 comentários:

  1. Meu Deus eu não conseguia parar de chorar lendo esse livro com todas aquelas mortes na arena :'(
    Mas esse livro foi importante para mostrar o começo da rebelião, apesar do meu favorito da trilogia continua sendo o terceiro.

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste né Fabricio!!
      A capital é muito cruel :(
      beijoos

      Excluir
  2. Já li e estou para reler a série toda de novo. Achei Em Chamas o melhor livro da série (tá, empate com Jogos Vorazes). Muuito bom mesmo.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio? Ja vi a maioria achar "a esperança" o melhor da série, ainda não li esse mas pretendo, e jogos vorazes eu reli rs
      beijoos

      Excluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!