Resenha: Garotas de vidro - Laurie Halse Anderson

06 dezembro 2012


“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”


Páginas: 272
Editora:Novo conceito
Título original: Wintergirls
Nota:

 A verdade nem sempre é o que enxergamos...

Lia é uma adolescente de 18 anos, ela tinha tudo para ser uma menina normal e saúdavel, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando ela e sua amiga Cassie resolvem fazer uma aposta de quem ficaria mais magra.
A jornada de distúrbios começa. Cassie com bulimia, come exageradamente e depois vomita tudo. Lia com anorexia se recusa a comer mesmo com muita fome, ela também tem uma mania terrível de contar as calorias de cada alimento. 
Depois de sua última internação Lia resolve ir morar com seu pai e sua madrasta, todos estão tentando ajudá-la, porém sua situação piora drasticamente quando ela recebe a noticia...

...corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho...

Além de ter que lidar com sua dor, sua fome e sua distorção de autoimagem Lia também sofre com as assombrações de Cassie, as quais fazem ela ficar mais doente ainda.
Lia está cada vez mais doente, cada vez mais obcecada por perder peso, por magreza, 40 quilos é muito para ela, é estúpida/feia/vaca/gorda/perdedora, ela quer 38 quilos e cada vez menos... 32, 25, 0 quilos.

"Quarenta quilos e trezentos gramas. Eu poderia dizer que estou animada, mas seria mentira. O número não importa. Se eu chegasse a 32, iria querer 29. Se eu pesasse 4,5 quilos, não ficaria feliz até chegar aos 2,25. O único número suficiente é 0. Zero quilos, zero vida, tamanho zero, zero duplo, zero e ponto." 

Lia não quer admitir que está doente, e está cada dia mais perdida entre a realidade e a mentira, não suportando a fome, o fantasma de Cassie e a voz na sua cabeça que a tortura ela parte para o auto flagelo, se punindo, se maltratando ainda mais. Agora Lia terá que lutar para viver, terá que querer se ajudar e ser ajudada, e terá que ter consciência de que a doença não afeta somente à ela, mas sim toda sua familia também, mas o mais importante de tudo é ela querer viver e recomeçar.

Garotas de vidro é um livro angústiante, é difícil ler e não se colocar no lugar de Lia, seus pensamentos, seus sentimentos e suas dores. Em algumas partes foi difícil ler, mas por outro lado a curiosidade pela estória fez a leitura fluir um pouco melhor, e o desfecho é um calmante para toda a angústia do livro. Eu recomendo, porém esteja preparado e seja forte.

"Todos dizem que estou estável. Eu falhei ao não conseguir comer, nem tomar nada, e ao não conseguir me impedir de me cortar em retalhos. Falhei na amizade. Falei na relação com minha irmã e também como filha. Falhei em relação a espelhos, balanças e telefonemas. Ainda bem que estou estável."

 



10 comentários:

  1. Eu comprei esse livro faz um tempo, mas ainda não li.
    Tenho que parar de respeitar minha fila de leitura! Quero muito saber como termina essa estória!!

    Adorei sua resenha!!
    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Helaina!! Eu gostei bastante do livro!
      que bom que gostou da resenha *-*
      beijos

      Excluir
  2. Oi Ju!

    Adorei a tua resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler esse livro sabia? Estes temas muito atuais e sérios.
    Vou antecipá-lo na minha listinha.
    Um Beijo*

    http://luahmelo.bogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lu *-* Own que bom que a resenha te deixou curiosa *-*
      beijos

      Excluir
  3. Acho a capa deste livro íncrivel, a sinopse mais ainda! Preciso dele!
    Ótima resenha querida!
    O book trailer é lindo também! Só dá mais vontade de comprar o livro!
    ~~ Quem sabe um dia, minha amiga Jhully me dá né? Rsrsrsrs'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é incrivel mesmo Gabriel *-*
      Own já ate troquei o livro =/

      Excluir
  4. Eu achei a capa muito bonita mas a história não me chamou tanta a atenção, embora o tema recorrente. Ele é bem escrito?


    Abraços,

    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bonita mesmo, confesso que no começo não gostei muito, meio confuso e chato, mas depois me acostumei rs
      abraços

      Excluir
  5. Esse livro é todo lindo, né?!
    Ainda não li, mas está aqui na minha estante esperando para ser lido!!

    Adorei seu blog!!
    Bijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante a estória Helaina! E triste também =/
      Own que bom! Eu adoro o seu também!!
      beijos

      Excluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!